FEITOSA LAB
Laboratório de Sistemática e Biologia de Formigas
Universidade Federal do Paraná
Departamento de Zoologia - Programa de Pós-graduação em Entomologia
Coordenador
Rodrigo Machado Feitosa é bacharel em Biologia, com Mestrado em Entomologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto e Doutorado pela mesma instituição. Tem Pós-doutorado pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado e Pesquisador do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná. É presidente da Sociedade Brasileira de Entomologia e Editor-Associado dos periódicos Revista Brasileira de Entomologia, Frontiers in Insect Science e Zootaxa. Atua como Coordenador de Táxon do ICMBio para a Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas de Extinção da Fauna Brasileira (Invertebrados Terrestres, Formigas), sendo também um dos autores do Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil. É coordenador do grupo de especialistas em formigas da IUCN Species Survival Commission. Atua em sistemática e biologia de formigas neotropicais, principalmente nos seguintes temas: análises filogenéticas, revisões taxonômicas e identificação de formigas neotropicais, inventários de diversidade de formigas, curadoria de coleções entomológicas, metodologias de coleta, processamento de amostras, avaliação e monitoramento de impacto ambiental sobre a mirmecofauna em biomas brasileiros.
Pós-doutorado
Dr. Cristian Luan Klunk
ORCID | Lattes | E-mail | ResearchGate
Sou pesquisador de pós-doutorado junto ao CNPq e estou vinculado ao PPG em Ciências Biológicas - Entomologia da UFPR, onde desenvolvo o projeto de pesquisa intitulado “Explorando a Diversidade Mecano-funcional das Mandíbulas de Formigas de Estalo: Uma Abordagem Biomecânica Comparativa”. Me interesso em investigar os efeitos da variação morfológica das mandíbulas de formigas na mecânica da mordida desses insetos. Também investigo como a variação nas propriedades materiais da cutícula das mandíbulas de formigas influencia na resposta mecânica dessas estruturas aos impactos gerados pela mordida.
Dra. Mônica Antunes Ulysséa
ORCID | Lattes | E-mail | ResearchGate | Site
Sou pesquisadora de pós-doutorado do CNPq vinculada ao PPG em Ciências Biológicas - Entomologia da UFPR, e desenvolvo o projeto "Estudo taxonômico das formigas Eurhopalothrix Brown & Kempf, 1961 da região Neotropical" no Feitosa Lab. Atuo em sistemática e biologia de formigas, com enfoque em revisão taxonômica, análises filogenéticas, identificação de espécies, inventário de fauna de biomas e estados, e curadoria de coleção entomológica. Tenho especial interesse no estudo do desenvolvimento e evolução das castas em formigas, além da história natural das espécies.
Atualmente atuo no projeto Rede de Internacionalização em Evolução da Biodiversidade, vinculado à CAPES-PrInt/UFPR, através da compatibilização e digitalização das espécies e morfoespécies pertencentes à subfamília Dorylinae (Hymenoptera: Formicidae) depositadas nos acervos mirmecológicos do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (DZUP) e do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZSP). Minhas áreas de interesse e atuação englobam os seguintes tópicos: teoria da representação, sistemas de representação do conhecimento, terminologia especializada, banco de dados, processamento de linguagem natural, estudos de videogames.
Pesquisador(a) Associado(a)
Minha área de pesquisa é principalmente taxonomia e sistemática de formigas poneríneas, especificamente dos gêneros Dinoponera e Hypoponera. Também tenho desenvolvido projetos relacionados à avaliação do risco de extinção de formigas no Brasil, relacionando extensões de ocorrência à tipos de uso do solo.
Sou responsável pelo processamento e curadoria do material e banco de dados do projeto AntPELD, o maior projeto do LSBF que tem como objetivo fazer um levantamento da fauna mirmecológica de todos os biomas brasileiros com base em uma metodologia de coleta padronizada, gerando um banco de tecidos para estudos de genética de populações e uma grande coleção física para identificação do material resultante; além disso, participo da curadoria do acervo de formigas do DZUP e atuo como apoio técnico do laboratório. Minhas áreas de interesse são: taxonomia, sistemática, história natural, comportamento e comunicação química em formigas, com enfoque na subfamília Dorylinae.
Interessada em biologia, ecologia, sistematica e distribuição de formigas (principalmente Amblyoponinae); coleções biológicas e curadoria de insetos; pesquisa baseada em dados/coleções; procesamento e coleta de insetos em campo; manejo de bases de dados; ensino; comunicação científica.
Mestrado
Atualmente trabalho na revisão taxonômica do gênero Kalathomyrmex (Hymenoptera: Formicidae: Myrmicinae). Meu projeto de mestrado envolve análises morfológicas e moleculares na busca por compreender como se deu a evolução do gênero, sua biogeografia, delimitar suas potenciais espécies e estabelecer a relação entre elas. Paralelamente, estou desenvolvendo dois trabalhos: o primeiro é sobre formigas visitantes florais em duas áreas de Mata Atlântica no estado do Paraná e o outro trabalho envolve um levantamento da fauna de formigas do Parque Estadual das Lauráceas, em Tunas do Paraná. Também participo das atividades de divulgação científica do LSBF, atuando no projeto Cientistas na Escola e como social media da nossa página do Instagram @feitosalab. Além do interesse em taxonomia, sistemática, curadoria de coleções entomológicas e divulgação científica, as formigas cultivadoras de fungo são alvos da minha curiosidade.
Meu projeto de mestrado tem como foco as formigas do gênero Acanthognathus (Formicidae: Myrmicinae) do Brasil. O objetivo do trabalho é realizar uma revisão taxonômica do gênero, utilizando análises morfológicas para delimitar quantas e quais são as espécies que o compõem e quais as relações entre elas. A segunda parte do meu projeto busca compreender um pouco da história natural de espécies do gênero, através de informações adquiridas em ambiente natural e em estudos de comportamento de colônias em laboratório. Além do interesse em taxonomia e sistemática de formigas, tenho uma grande paixão pela Ilustração Científica, e seu uso como ferramenta de Comunicação e Divulgação Científica.
Vitória Brunetta Vieira
Lattes | E-mail | ResearchGate | ORCID
Meu projeto de mestrado tem como foco as formigas exóticas do Brasil. Nesta pesquisa, busco confirmar a identidade das espécies exóticas registradas no país, compreender sua origem e rotas de dispersão, avaliar seu status invasor e os impactos que elas podem causar em ambientes naturais e urbanos. Em paralelo, lidero um projeto sobre as formigas do Parque Estadual de Vila Velha e colaboro com o levantamento de espécies de formigas do Parque Estadual das Lauráceas. Além disso, estou envolvida nas atividades de extensão do Laboratório, atuando no projeto “Mundo dos Insetos” e no gerenciamento do site oficial (feitosalab.com). Meus interesses são taxonomia e ecologia de formigas, composição química cuticular de himenópteros e divulgação científica.
Iniciação Científica
No âmbito do meu projeto de Iniciação Científica no Laboratório de Sistemática e Biologia de Formigas (Hymenoptera, Formicidae) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), estou liderando uma pesquisa denominada 'A fauna de formigas de Foz do Iguaçu'. Este estudo é resultado direto da minha contribuição como apoio técnico no processamento do material de formigas coletado na região, culminando no desenvolvimento deste projeto. Minhas áreas de interesse e habilidades estão concentradas em taxonomia, sistemática, evolução, metodologia de coleta e curadoria de coleções entomológicas. Essas competências têm sido essenciais para conduzir análises na identificação e compreensão da diversidade das espécies de formigas neste ecossistema.
Oliver Sergei Carvalho Volpato
E-mail
Graduando em Ciências Biológicas, ingressou na UFPR em 2023. Iniciou no laboratório com o programa de voluntariado acadêmico (PVA), atuando na conferência de tabulação de dados da coleção do Padre Jesus Santiago Moure (DZUP), tombamento de material e na triagem de amostras de armadilhas de winkler. Atualmente, está fazendo iniciação científica, realizando processamento de amostras e levantamento da diversidade de espécies de formigas que ocorrem no município de Curitiba
Graduanda de Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Paraná (UFPR), onde atualmente realiza o segundo ano de iniciação científica no Laboratório de sistemática e biologia de formigas. Atuando no projeto intitulado “Formigas em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária no Cerrado”, com parceria da EMBRAPA Cerrados. No qual o objetivo é a comparação de composição de espécies de formigas ocorrentes tanto sazonalmente (estação chuvosa e seca), quanto, por tipo de uso do solo. Minhas áreas de interesse são: Taxonomia, sistemática e macrofotografia.
Programa de Voluntariado Acadêmico
Claudia Hellena de Souza Gomes Rosa
E-mail
Sou estudante do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná e estou no laboratório pelo Programa de Voluntariado Acadêmico. Atualmente, realizo o processamento de material e estou envolvida no projeto de levantamento da fauna de formigas do Parque Estadual de Vila velha.
Keyla Maria da Silva
E-mail
Estudante de graduação em Engenharia Florestal na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalha no laboratório pelo Programa de Voluntariado Acadêmico, montando diversas espécies de formigas que chegam de diferentes partes do país, criando assim uma caixa entomológica para futuros fins de categorização ou identificação.
Lara Brand Bordenousky
E-mail
Estudante de graduação em Engenharia Florestal na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pelo programa de voluntariado acadêmico (PVA) atua na triagem e montagem das amostras do Curso Formigas do Brasil, da edição da caatinga.
Larissa Barão dos Santos Ivanski
E-mail
Graduanda de Ciências Biológicas na UFPR. Atua no laboratório realizando o processamento de materiais, triagem, montagem, rotulação e identificação de espécimes em nível de gênero. Atualmente está trabalhando no processamento de materiais oriundos de coletas em diversas localidades do Paraguai que, futuramente, irão incorporar a coleção entomológica Padre Jesus Santiago Moure.
Egressos
Alexandre Casadei-Ferreira
Mestrado e Doutorado
Aline Machado de Oliveira
Graduação e Mestrado
Éder Queiroz
Monografia
Monografia
Doutorado
Isabela Coroliano
Voluntariado Acadêmico
Isabela Rogoski Peres
Voluntariado Acadêmico
Monografia e Mestrado
Lucas Miguel Mussolon
Voluntariado Acadêmico
Iniciação Científica
Mila Ferraz de Oliveira Martins
Mestrado e Doutorado
Mestrado e Doutorado
Monografia e Mestrado
Paola Medeiros
Voluntariado Acadêmico
Renato Guedes Filho
Voluntariado Acadêmico
Sebastian Felipe Sendoya Echeverry
Pós-Doutorado
Suiane Alves
Voluntariado Acadêmico
Monografia e Mestrado
Mestrado e Doutorado
Yasmin Cristina Ribeiro da Silva
Monografia
Voluntariado Acadêmico